Região

Frente parlamentar recebe sinal positivo para abertura da UTI Pediátrica de São Gabriel

Marcos Fonseca

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Fronteira Oeste recebeu sinal positivo para a conclusão da UTI Pediátrica de São Gabriel. Em reunião nesta segunda-feira com vereadores e secretários da Saúde da região, o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, prometeu o credenciamento da unidade para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Reunião sobre a UTI pediátrica de São Gabriel entre a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Fronteira Oeste com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, em Porto Alegre, em 18/09/2017
Vereadores, secretários da Saúde e deputados participaram de reunião nesta segunda-feira com o secretário João Gabbardo dos ReisFoto: Felipe Oliveira / Câmara de Vereadores de São Gabriel

Para o vereador Vagner Aloy (PDT), Maninho, o encontro na Capital foi positivo por dar garantias para a abertura da unidade após 11 anos de espera. 

– A gente saiu muito feliz. O secretário disse que o Estado tem interesse em ter uma UTI Pediátrica na região – afirma.

 Direção da Casa de Saúde de Santa Maria teme que médicos parem de atender

A Frente Parlamentar reúne vereadores e secretários da Saúde de 11 municípios da Fronteira Oeste. O grupo busca o credenciamento na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), a fim de viabilizar a abertura da unidade, que foi construída há 11 anos na Santa Casa de São Gabriel mas nunca funcionou. 

Para garantir o recurso mensal de manutenção, o projeto da UTI terá de passar por alguns trâmites legais. O primeiro será a mudança no status do serviço para a categoria de urgência e emergência. Dessa forma, o SUS poderá liberar uma verba maior ao hospital. Do jeito que está atualmente, o governo federal asseguraria o valor de R$ 478 por dia de internação, o que é insuficiente para cobrir os gastos da unidade. Maninho explica que, com a mudança no projeto, será possível acrescentar um aditivo ao valor da diária, cobrindo os custos do serviço. 

A equipe técnica da Santa Casa começará a tratar das alterações a partir da próxima semana.

Municípios ajudarão por meio de consórcio

 O vereador adianta que, vencida essa etapa, as Câmaras de Vereadores da Fronteira Oeste vão contribuir com R$ 855 mil, investimento necessário para concluir a implantação da UTI Pediátrica, incluindo a compra dos aparelhos médicos que faltam. O consórcio entre os 11 municípios foi definido em julho. 

 Unipampa apresenta projeto de expansão do campus de Caçapava do Sul

A previsão é que a UTI Pediátrica entre em atividade em 2018, para reforçar o atendimento a crianças a partir dos 29 dias de vida até os 14 anos. Serão 10 leitos para internação.

O consórcio reúne Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sobrinha denuncia estupro por meio de bilhete, e tio acaba preso

Próximo

Três são presos após casa ser arrombada em Santiago

Geral